"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos." (Fernando Pessoa)
Sim, é bem verdade que recomeçar a vida em um outro lugar requer muita paciencia, fé e perseverança, pois deixar para tras tudo que foi conquistado e ter que refazer tudo do zero realmente nao é uma tarefa muito facil.
Vejo aqui na Italia algumas tantas meninas que reclamam de varias coisas, a começar pela lingua que por derivar do latim parece facil mas nao tem nada a ver com a nossa lingua portuguesa; Do clima, da dificuldade em fazer amizades, da cultura, da falta de emprego, efim, ficaria listando por horas os itens que venho ouvindo normalmente.
Confesso que por um, ou alguns momentos me senti fazendo parte desse grupo, porem decidi nao dar espaço para pensamentos que me desviem dos meus propositos e da minha fé. Hoje procuro comemorar as minhas pequenas vitorias e observar o quanto tenho crescido, como tenho conseguido me comunicar em uma outra lingua, fazer amizades com pessoas que tem uma cultura e conceitos bem diferentes do que era na minha comunidade, etc. E com isso tenho feito varias descobertas.
A minha força e flexibilidade muitas vezes até desconhecida vem me surpreendendo a cada dia, a resiliencia e determinaçao sao outros pontos que seguem em uma ascendente, e eu que sempre amei a agitaçao do dia a dia com trabalho, estudos, cursos e etc, entendi que nao tinha muito tempo para o mais importante. Hoje, tenho acima de tudo aprendido a chegar mais perto de Deus nao apenas com meu coraçao, mas na dedicaçao do meu tempo mesmo. Tenho aprendido a me acalmar para ouvir Deus e com isso aprendi a liçao mais importante: QUANTO MAIS A GENTE CHEGA PERTO DE DEUS, A GENTE SE SE RESOLVE, SE CONHECE MAIS...