Escrevo este post lembrando com alegria que ainda existem os verdadeiros discípulos, inclusive tenho grandes amigos e familiares que pertecem à categoria dos fiéis e à estes meu respeito, admiração e louvor a Deus por suas vidas, mas preciso falar também dos hipócritas que usam o nome de Deus e de missões para fins que não são exatamente o SIGA-ME do Senhor...
Me lembro da felicidade que senti ao saber de uma missionária brasileira aqui na minha cidade, como já citei algumas vezes, a Itália e Europa em geral anda com valores meio invertidos até mesmo no mundo cristão e dentro das igrejas, mas fiquei esperançosa em saber que tinha alguém que poderia somar comigo dos ensinamentos que aprendi em terras Brasilis. Enfim, me apresentaram a moça e logo a correlacionei a tudo que conhecia sobre missões, o que ouvia dos missionários que palestravam nas conferências na igreja e a idéia que tinha no modo geral...
Bom, digamos que com o passar do tempo minha idéia não era propriamente de acordo com a realidade do que via acontecendo por aqui.
Primeiramente quero registrar que não sou contrária ao bem estar dos missionários, pastores, etc... - apesar de que nunca achei correto um pastor ter um casarão com 3,4 carros na garagem comendo filet mignon todos os dias enquanto a maioria dos irmãozinhos da igreja juntam o troco do pão da semana pra comprar o frango assado do domingo - Sou a favor do bem estar sim, mas dividido entre o corpo e todos os membros; Mas enfim, me irritou profundamente ver a apresentação que a tal missionária preparou para enviar à sua igreja mãe no Brasil, onde era mostrado apenas a dura realidade da periferia, visitas aos aglomerados precários das zonas de imigrantes norte africanos, sem dizer que não se trata de um trabalho específico e nem duradouro, são apenas visitas que qualquer membro que senta no banco aos domingos e assiste o culto pode fazer quando melhor lhe convier. Resumindo, como uma pessoa que não faz absolutamente nada na igreja pode preparar uma apresentação que não mostra nada da realidade???
Daí pensei, por que essa pessoa não mostra para os demais pelo menos a alegria do cuidado do Senhor por sua vida aqui? Quantas vezes participei de churrascos e jantares brasileiros na casa da mesma, quantas vezes a encontrei na praia transbordando alegria, rodeada de amigos e até da tal cervejinha gelada... por que não compartilhar as bençãos dos cursos de línguas, estética, etc, enfim por que mostrar só o lado "povera sofferenza" de uma pessoa que se dispôs a vir pregar a Palavra ou pelo menos esta era a intenção??? Não definitivamente não concordo e não participo disso.
Minha oração é que Deus envie sim obreiros, mas OBREIROS que tenham uma conduta linear compatível e absoluta certeza do seu chamado, tendo Deus como primasia, porque missões por estas terras é algo que também perdeu o seu conceito e se corrompeu diante das facilidades e das modernidades do velho continente.
“Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá conta.” (Eclesiastes 11.9)